domingo, 19 de fevereiro de 2012

Assim não dá


Quando se imaginaria que a gente escutaria com tanta ênfase que “o negócio é ser bandido” ou “o crime compensa”? Pois é, vivemos esses dias. No início do século passado, Rui Barbosa dizia que sentia vergonha de ser honesto em meio a tanta desonestidade. Daí se convencer que ser bandido é a única maneira de sobreviver nesse mundo cruel é, no mínimo, decepcionante.
O que assistimos é estarrecedor. Policiais sendo os principais membros de quadrilhas de tráfico, assaltos e sequestros. Juízes vendendo a liberdade dos mais perigosos bandidos, políticos participando ou acobertando tudo, sistema prisional falido. Qual será o plano dos “sem-rosto” que controlam o poder? Se o povo já vive com medo de tudo, para que aterrorizá-lo?
Sabemos que a polícia não é onipresente para estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e muito menos é adivinha para saber onde vai acontecer o crime. O que a população quer é a criminalidade reduzida a níveis aceitáveis com as autoridades mantendo o controle da situação. O que a se vê é exatamente o contrário.
Todos os especialistas em segurança pública já deram a receita, não dá para entender as razões do governo em se recusar a resolver a questão. Dinheiro não falta, todos sabem que o Brasil é dos mais ricos países do mundo, o povo é que é miserável. Os governantes adoram a TV para fazerem discursos emocionados cada vez que um crime tem repercussão. Ação que é bom, nada.
O primeiro passo é acabar com a corrupção e banditismo na polícia, punindo exemplarmente. Sabemos também que a maioria dos policiais é correta e responsável. O que não se pode aceitar é que alguns deles, pagos para cuidar da segurança das pessoas as sequestrem e as matem. Homens liberados para lidar com armas, andando em carros públicos, com combustível à vontade, munição e tudo o mais, sejam criminosos. A pena tem que ser em dobro.
            Em segundo lugar, pagar melhor os policiais, pois com esse salário de miséria poucas são as pessoas decentes que se submetem a uma profissão tão arriscada. Além do mais, os que não entram para o banditismo, são obrigados a fazer bicos para ajudar no fim do mês, aí viram motoristas, seguranças, porteiros, sempre revoltados com sua condição.
Em terceiro, manter os condenados nas cadeias, pois 80% dos piores crimes são cometidos por fugitivos de prisões. Aumentar a pena máxima de 30 anos para não sei quanto, construir presídios em locais distantes e incluir trabalho na pena.
Todo o mundo já sabe disso, há exemplo de países que já resolveram esse problema e a gente aqui desse jeito. Afinal, quais são os verdadeiros bandidos, os que roubam, sequestram e matam ou os que têm poder e obrigação de impedi-los e nada fazem, ou pior, os ajudam e os acobertam?
A situação está em descontrole total, crimes terríveis apavoram a população. E época eleitoral é o melhor momento para o povo pressionar as autoridades e exigir uma solução imediata. Do contrário, líderes populares receberão apoio para uma campanha pelo voto nulo contra esses picaretas que usam o poder para si e sua turminha. Pena que o brasileiro é dócil como um carneiro anestesiado. Em qualquer outro país, a reação do povo seria outra. Vamos acordar amigos! PEDRO CAMPOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário